Páginas

quarta-feira, 21 de março de 2012

Café: uma paixão dos brasileiros!

O brasileiro é um povo apaixonado por café, alguém duvida disso? Nada melhor que tomar um café bem forte para começar o dia com total disposição ou um cappuccino especial para aumentar o foco durante a tarde de trabalho. Existem pessoas que tomam o famoso 'cafezinho' várias vezes ao dia, outras tomam de maneira moderada para não atrapalhar o sono da noite, tem o café do fumante, o tradicional café com leite e as mais variadas invenções: com canela, barra de chocolate, chantily, conhaque. Tomado na padaria da esquina, em casa ou em um local especializado, essa bebida tão popular e adorada, está presente em nossas vidas e dia a dia há muitos e muitos anos... que tal conhecer um pouco da história do café? 

As origens 

Há muitas lendas que relatam a possível origem do café, mas na verdade não há evidência real sobre a descoberta deste fascinante produto.

Uma das lendas mais aceitas e divulgadas é a do pastor Kaldi, que viveu na Absínia, hoje Etiópia, há cerca de mil anos. Ela conta que Kaldi, observando suas cabras, notou que elas ficavam alegres e saltitantes e que esta energia extra se evidenciava sempre que mastigavam os frutos de coloração amarelo-avermelhada dos arbustos existentes em alguns campos de pastoreio. O pastor notou que as frutas eram fonte de alegria e motivação, e somente com a ajuda delas o rebanho conseguia caminhar por vários quilômetros por subidas infindáveis.

Kaldi comentou sobre o comportamento dos animais a um monge da região, que decidiu experimentar o poder dos frutos. O monge apanhou um pouco das frutas e levou consigo até o monastério. Ele começou a utilizar os frutos na forma de infusão, percebendo que a bebida o ajudava a resistir ao sono enquanto orava ou em suas longas horas de leitura do breviário. Esta descoberta se espalhou rapidamente entre os monastérios, criando uma demanda pela nova bebida.

As evidências mostram que o café foi cultivado pela primeira vez em monastérios islâmicos no Yemen.
 

Etiópia - berço dos primeiros cultivos 

A planta de café é originária da Etiópia, centro da África, onde ainda hoje faz parte da vegetação natural da região. Foi na Arábia que se propagou, no entanto, a cultura do café. O nome café não é originário da Kaffa, local de origem da planta, e sim da palavra árabe qahwa, que significa vinho. Por esse motivo, o café era conhecido como "vinho da Arábia" quando chegou à Europa no século XIV.

Os manuscritos mais antigos mencionando a cultura do café datam de 575 no Yêmen, onde, consumido como fruto in natura, passa a ser cultivado. Somente no século XVI, na Pérsia, os primeiros grãos de café foram torrados para se transformar na bebida que hoje conhecemos.

O café tornou-se de grande importância para os Árabes, que tinham completo controle sobre o cultivo e preparação da bebida. Na época, o café era um produto guardado a sete chaves pelos árabes. Era proibido que estrangeiros se aproximassem das plantações, e os árabes protegiam as mudas com a própria vida. A semente de café fora do pergaminho não brota, portanto, somente nessas condições as sementes podiam deixar o país.
 

 O hábito do café no continente europeu 

A partir de 1615 o café começou a ser saboreado no Continente Europeu, trazido por viajantes em suas freqüentes viagens ao oriente. Até o século XVII, somente os árabes produziam café. Alemães, franceses e italianos procuravam desesperadamente uma maneira de desenvolver o plantio em suas colônias, mas foram os holandeses que conseguiram as primeiras mudas e as cultivaram nas estufas do jardim botânico de Amsterdã.

A partir destas plantas, os holandeses iniciaram, em 1699, plantios experimentais em Java. Essa experiência de sucesso trouxe lucro, encorajando outros países a tentar o mesmo. A Europa maravilhava-se com o cafeeiro como planta decorativa, enquanto os holandeses ampliavam o cultivo para Sumatra. Os franceses, presenteados com um pé de café pelo burgomestre de Amsterdã, iniciavam testes nas ilhas de Sandwich e Bourbon.

Com as experiências holandesa e francesa, o cultivo de café foi levado para outras colônias européias. O crescente mercado consumidor europeu propiciou a expansão do plantio de café em países africanos e a sua chegada ao Novo Mundo. Pelas mãos dos colonizadores europeus, o café chegou ao Suriname, São Domingos, Cuba, Porto Rico e Guianas. Foi por meio das Guianas que chegou ao norte do Brasil. Desta maneira, o segredo dos árabes se espalhou por todos os cantos do mundo.
  


A Nata Online tem uma extensa lista e vários tipos e marcas de café para você escolher!

Nenhum comentário:

Postar um comentário