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quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Compras On-line - Matéria realizada com Rubens Fonseca - Proprietário do Supermercado Nata Online.

Confira a matéria realizada com o proprietário do Supermercado Nata Online, o empresário Rubens Fonseca que colocou em prática um projeto de faculdade e vem revolucionando a maneira de realizar compras de supermercado na cidade de Goiânia.

Essa matéria foi realizada pelo Sebrae e originou mais uma mídia espontânea para o Supermercado NataOnline, reconhecimento que deixa a equipe extremamente feliz e motivada para continuar oferecendo um serviço de qualidade e inovador.


Empresário abre supermercado na internet e conquista clientes que já podem encher o carrinho de compras no conforto e segurança do próprio lar.

Por Marco Aurélio Alves

Espírito empreendedor e vontade de prestar um bom atendimento a seus clientes são características que definem bem o empresário Rubens Marques Fonseca Júnior que, há aproximadamente 12 anos, abriu seu primeiro negócio, uma pequena loja de doces e guloseimas que revendia os produtos para outros comerciantes.

A persistência e o desejo de inovar também fizeram com que Rubens conquistasse seu espaço no mercado e, com sabedoria, transformou a pequena loja no Supermercado Nata, que há oito meses comercializa grande parte de seus produtos, via internet.

A ideia de Rubens Marques Fonseca Júnior de levar seu supermercado para a internet surgiu durante a graduação em Administração. “Na época, eu já tinha meu negócio montado e durante o curso superior, amadureci a ideia que foi tema da minha monografia. Com um bom embasamento, elaborei todo o projeto do supermercado on-line e, em dezembro de 2010, consegui colocá-lo na rede”, conta o empresário.

Rubens Fonseca afirma que no site do supermercado, o NataOn-line, o cliente pode aliar o conforto de sua casa ao bom atendimento durante as compras. “Percebi que nas grandes lojas os clientes não recebem atendimento adequado e, na maioria das vezes, os empregados não transmitem as informações que esses potenciais consumidores desejam e nem realizam um serviço satisfatório. A partir daí, imaginei que se as compras fossem feitas diretamente de sua casa, os clientes evitariam filas e aborrecimentos”, analisa o empreendedor.

“Entretanto, dúvidas sempre acontecem e para solucionar qualquer problema ou passar uma informação complementar ao comprador do supermercado on-line, montamos uma central de atendimento. O cliente pode entrar em contato conosco pelo telefone, pelo chat – diretamente no site do NataOn-line –, ou por e-mail”, revela Rubens, que informa, ainda, que o serviço atende clientes com dúvidas, sugestões, críticas ou esclarecimentos a respeito de trocas e devolução de mercadorias.

Para facilitar ainda mais a vida de quem compra pela internet e conquistar a confiança de sua clientela, além do pagamento on-line, o empresário criou um sistema para receber o valor da compra no ato da entrega da mercadoria, em dinheiro, cartão ou cheque. Rubens conta que 50% dos pagamentos são realizados diretamente pelo site e a outra metade é presencial.

Para divulgar o NataOn-line e atrair novos compradores, a empresa utilizou várias estratégias. A primeira ação foi pela internet, com o envio de e-mail para um banco de dados pré-cadastrado, fornecido por uma agência de publicidade. Também são realizados trabalhos de divulgação pelas redes sociais, rádios e por meio de patrocínio de eventos. Com o objetivo de conquistar novos clientes e fidelizar os antigos, a empresa criou um departamento de marketing próprio. “Contratamos um gerente de marketing e estruturamos uma equipe para desenvolver nossas campanhas de divulgação, uma iniciativa que reduz custos e aprimora nossos serviços”, informa.

Foco na satisfação
O NataOn-line conta, hoje, com uma equipe de 80 colaboradores que realiza seu serviço com foco na satisfação do cliente. Já são mais de 4.200 produtos disponíveis no site, todos com fotos e as informações contidas nos rótulos das embalagens para que o cliente possa conferir todas as suas especificações.

Para que a mercadoria chegue às mãos do cliente em perfeitas condições, cada produto é embalado e acondicionado de maneira especial. As carnes e os frios são colocados em caixas térmicas com gelo e retirados apenas quando chegam ao seu destino. As verduras são devidamente verificadas e transportadas para manter sua qualidade. Em breve, também estarão disponíveis os produtos orgânicos, adquiridos diretamente do produtor rural.

Apesar de dedicar seus esforços no crescimento e reconhecimento da loja on-line, Rubens não deixou de lado seus antigos projetos e mantém duas unidades físicas do Supermercado Nata, nas cidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia (GO), bem como a distribuidora de produtos alimentícios, Nata Alimentos, e a Nata Festa Infantil, que comercializa os doces e guloseimas que levaram o empresário ao sucesso.

Comércio eletrônico
Os produtos mais comprados pelos brasileiros em lojas virtuais no ano passado foram eletrodomésticos, como geladeiras, fogões e lavadoras. Essa categoria respondeu por 17% do faturamento do comércio eletrônico brasileiro, que cresceu 40% em 2010, totalizando R$ 14,8 bilhões, segundo a empresa de consultoria e-bit.
Para 2011, a previsão é de que o varejo virtual atinja a marca de R$ 20 bilhões em vendas no País, o que representaria um crescimento de 30% sobre o ano passado.
Os produtos de beleza, saúde e medicamentos já representaram 12% do faturamento dos sites brasileiros em 2010. Em terceiro lugar, figuram os itens de informática, com uma participação de 11% nas vendas pela internet. (com informações Claudia Facchini, iG São Paulo).

Um comentário:

  1. Não fiquei satisfeita com o atendimento do Nataonline. Realizei uma compra há quase uma semana , paguei com cartão de crédito e o pedido ainda não chegou. A cada dia, dão uma desculpa diferente mas entregar mesmo que é a obrigação deles, nada!

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